quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

QUATRO QUATROS

Você sabe até onde (ou quanto) dá para chegar com quatro quatros?



Júlio César de Melo e Sousa com sua visão genial afirmava que dá para encontrar qualquer número de 0 a 100, utilizando quatro números "4" e símbolos de operações matemáticas.

Por exemplo, para fazer 0:
4 + 4 - 4 - 4 = 0

Para fazer 1:
(4 + 4)/(4 + 4) = 1

Para fazer 2:
(4 x 4)/(4 + 4) = 2

Para fazer 3:
(4 + 4 + 4)/4 = 3

E assim por diante.

Interessante, não?

Essas e outras curiosidades o escritor reuniu brilhantemente em seu livro O Homem que Calculava, escrito sob o pseudônimo de Malba Tahan. Mais do que isso, Júlio César construiu um personagem sobre seu pseudônimo, lembrando um pouco Fernando Pessoa e seus heterônimos.

Malba Tahan teria nascido em Brasília, em 6 de maio de 1885, estudado no Cairo (Egito) e Istambul (Turquia). Ele teria ficado órfão e recebido uma grande herança, com a qual viajou pela China, Japão, Rússia e Índia, observando e aprendendo os costumes e lendas desses povos. Também teria estado por um tempo no Brasil e morrido em batalha em 1921 na Arábia Central. Seus livros teriam sido escritos em árabe e traduzidos para o português pelo professor Breno Alencar Bianco, também personagem fictício criado por ele.

Ah! Alguns seguidores de Malba Tahan afirmam que dá para obter qualquer número até 100.000 com os quatro quatros. Até quanto você consegue chegar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário