quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A SABEDORIA ESTÁ VALENDO 20% DA ESPERTEZA

O velho e sábio professor foi obrigado a dividir o banco do ônibus com um dos seus estultos alunos. O rapaz era daquele tipo que matraqueia sem parar assuntos sem muito sentido. Já cansado, o professor pensou em algo para desativar o papo inútil do aluno:
- Quando eu viajo assim, sempre proponho um jogo. Isso faz o tempo passar mais depressa. É o seguinte: você me faz uma pergunta qualquer e quando eu não souber responder lhe pago cem pratas. Depois eu lhe faço uma pergunta e você me paga cem pratas quando não souber responder.
- Ah! Mas isso é injusto - disse o aluno, - eu vou perder muito dinheiro, pois o senhor sabe infinitamente mais do que eu. Só aceito o jogo com a seguinte condição: quando o senhor errar, paga-me cem pratas. Quando eu errar, pago-lhe 20 pratas.
O professor aceitou e pediu ao aluno que começasse.
- Diga, professor, o que é que tem cabeça de cavalo, seis patas de elefante e rabo de pau?
- Não sei - respondeu o professor. - E nem posso saber, isso não existe!
- O senhor não disse se devia existir ou não. O fato é que o senhor não sabe o que é e me deve cem pratas.
- Tudo bem - concordou o sábio. - Tome as cem pratas. Agora, é a minha vez. Diz aí: o que é que tem cabeça de cavalo, seis patas de elefante e rabo de pau?
- Não sei - respondeu o aluno. E sem maior discussão, pagou vinte pratas ao professor.

(Baseado em uma crônica de Millôr Fernandes, do livro 100 Fábulas Fabulosas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário