quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O MAIOR PRIMO DO MUNDO

O projeto GIMPS (Great Internet Mersenne Prime Search) anunciou esta semana que descobriu o maior número primo conhecido, com 17.425.170 dígitos. O número vale 2 elevado à potência de 57.885.161, menos 1 (na imagem acima você só vê os primeiros dígitos). Como mostra o site CNET, esse tamanho é tão grande que, se você quiser conhecer o número inteiro, precisa fazer o download de um arquivo de 22.5 MB.

O GIMPS é um projeto cooperativo: são mais de 98 mil pessoas, 574 equipes e mais de 730 mil processadores envolvidos para realizar cerca de 129 trilhões de cálculos por segundo. A ideia é dividir as buscas entre milhares de computadores individuais, mas que trabalham juntos em projetos. Apesar da importância do trabalho em conjunto (outros computadores estavam eliminando candidatos), a descoberta é atribuída ao professor da University of Central Missouri, Curtis Cooper. Ele precisou rodar um software que “caça” número primos em uma rede de computadores para conseguir o feito.

Mas para que tanto esforço? Segundo o site da New Scientist, encontrar este número primo pode ter servido para aprimorar técnicas de criptografia. Elas podem ser usadas, por exemplo, para melhorar a segurança nas transações on-line.
 
 
 

2 comentários:

  1. Que bacana!!!

    No fim das coisas a matemática envolve T-U-D-O!!!

    ResponderExcluir
  2. vc pode colocar todos os números primos de 1 a 10 elevado a 14

    por favor

















































    ResponderExcluir